[URL=http://www.4shared.com/document/_m6ruUlJ/nome_do_blog_em_movimento sistema solar.html]nome do blog em movimento.txt[/URL] Sistema Solar: Nasa anuncia entrevista sobre novas descobertas na busca de planetas

relogio

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nasa anuncia entrevista sobre novas descobertas na busca de planetas

O conhecimento sobre os planetas do Sistema Solar aumentará substancialmente nesta quarta-feira, quando a Nasa (agência espacial americana) divulgar as últimas descobertas do telescópio Kepler.
O telescópio, que pesa pouco mais de uma tonelada e orbita ao redor do Sol a cada 372 dias, foi lançado em 2009 com o objetivo de identificar planetas além do Sistema Solar, sempre com a esperança de encontrar algum com condições de vida.

Desde que os cientistas localizaram o primeiro planeta fora do nosso sistema solar em 1992, confirmaram também a presença de outros 500.

Os primeiros dados enviados pelo Kepler revelaram, por exemplo, que os planetas menores que Júpiter, o maior do sistema solar, são mais comuns que os planetas gigantes.

Geoff Marcy, um astrônomo da Universidade da Califórnia em Berkeley e que participa do projeto Kepler, disse que em 2020 provavelmente já terão identificado cerca de 20 mil ''exoplanetas''.

"O Kepler é tão bom que é difícil competir com ele", disse Marcy no site "Space.com", acrescentando que "o Kepler encontrará milhares de planetas".

Espera-se que em sua entrevista coletiva marcada para esta quarta-feira (às 16h horário de Brasília), a Nasa divulgue detalhes sobre novos planetas identificados, ou ainda sistemas de planetas que tenham um tamanho parecido ao da Terra e orbitem uma estrela comparável com o Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário